quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

MOSSORÓ SPORT CLUBE

 


MOSSORÓ SPORT CLUBE

Fundado a 15 de março de 1922, o Mossoró Sport Club, surgiu da dissolução do Santa Cruz. Foi esta a sua primeira diretoria:

PRESIDENTE – JOÃO MINHO DE OLIVEIRA

VICE – PRESIDENTE – FRANCISCO LUDGERO

SECRETÁRIO – ANTONIO MARTINS SOARES

2º SECRETÁRIO – RAIMUNDO NONATO DA SILVA

TESOUREIRO – RAIMUNDO MIRANDA

ADJUNTO TESOUREIRO – MIGUEL CRUZ

DIRETOR DE ESPORTES – ANTONIO DE SOUZA

VICE-DIRETOR -  MANOEL AMORIM

PROCURADOR – LUIZ DUARTE FERREIRA

O seu primeiro time, atuou com a seguinte constituição: Rolleaux, Zé Dantas e Zé Canuto, Seuné, Antonio Ayres e João Dantas; Seu Chico, Hemetério, Cossado, Xixita e Misturado.

Era, portanto, o chamado time dos Canutos, cujo patrono sempre foi o destacado desportista Miguel Canuto de Souza.

Chegando o ano de 1924, sagrou-se o Mossoró campeão da cidade. Visitando-nos o América, no citado ano. Coube ao nosso representante, ser o seu segundo adversário, já que, na primeira partida, o Ypiranga havia derrotado o rubro natalense, pela contagem de dois tentos a um.

Logo nos minutos iniciais, o Mossoró levou nítida vantagens sobre o América, consignando nada menos de dois gols, em quinze minutos, tendo aumentado para quatro, sem sofrer a sua meta, um tento sequer. Foi então que aconteceu o inevitável. Num momento de irreflexão, o patrono do Mossoró, desportista Miguel Canuto blasfemou, perante a enorme assistência presente ao estadium da Limitada, em altas vozes: “nem Deus descendo do céu, faz evitar o América levar uma lavagem hoje, do Mossoró”, ao que Cossado arrematou: “nem Deus, com um gancho, dá jeito a esta pisa”.

Reiniciada a segunda etapa, eis que se inverteram os papéis, isto é, de dominado, o América passou a dominador, empando logo a contenda, assediando constante e fortemente, a meta guarnecida por Rolleaux.

Tornou-se necessário então, um desbrobramento  do grande goleiro que. Fazendo verdadeiros milagres, evitou que a sua meta fosse vazada, cujo acontecimento, ainda hole é lembrado pelos mais velhos.

O Mossoró atuou com Rolleaux, Zé Dantas e Zé canuto, João Dantas e Chico Marques, Cossado, Miguel Hemetério, Xixita e Bernabé.

Foram beneméritos do Mossoró: Miguel Canuto de Souza e toda a sua família, além de Manoel Eufrásio de Oliveira, Eufrasino do Nascimento, João Mendonça Filho, Manoel Rodrigues das Chagas, Joaquim Ayres, Francisco Ludgero da Costa, dentres outros.

FONTE  - LIVRO FUTEBOL EM FAMÍLIA, DE OLISMAR MEDEIROS LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXIII BLOG DO STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS - MOSSORÓ-RN

Arquivo do blog

MOSSORÓ SPORT CLUBE

  MOSSORÓ SPORT CLUBE Fundado a 15 de março de 1922, o Mossoró Sport Club, surgiu da dissolução do Santa Cruz. Foi esta a sua primeira dir...